310502695472961
top of page
osteopatia.jpg

Orientações Gerais para dor lombociática e ou dor em dorsal inferior

Dor em região torácica baixa, lombar ou região ciática:

Orientações para melhor resposta ao tratamento de coluna do Dr. Rafael Stelle.

Cuidados no caso de dor lombar e ciática

1. FAIXA ELÁSTICA LOMBAR (estabilização funcional) em caso de crise de lombalgia aguda:
Usar continuamente esta faixa (Figura 1) para estabilizar a coluna lombossacra durante fase de dor ou travamento lombar. Tirar apenas para o banho, para exercícios e para dormir. O período de uso pode variar conforme o caso, 10 a 60 dias. (O produto pode ser comprado em loja de produto hospitalar ou pela internet)

 

2. CUIDADO POSTURAL E ERGONÔNICO:
Cuidar com a postura nos movimentos do dia-dia. Para pegar objetos no chão, agachar flexionando bem os joelhos evitando flexão lombar (Figura 2 e 3).

 

Evitar posição sentada por mais de 1:00 H. No período de crise deve-se evitar torção do tronco na posição sentado (Ex: motorista não deve pegar objetos no banco traseiro do carro). No trabalho, utilizar cadeira giratória com regulagem de altura.
Opções para sentar (Figura 4 e 5): • Sentado a 90° com rolo na lombar; • Recostado no sofá com almofadas para apoia da lombar e da cervical (as pernas não devem ficar totalmente esticadas). • No sofá ou na cama se acomodar de lado com apoio de almofadas. Obs: Se ficar mais de 1 hora sentado, levantar e se movimentar.
Levantar da cama, inicialmente de lado e não de frente.

 

3. EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS 
Em caso de dor realizar os exercícios terapêuticos de flexibilidade músculo-articular que foram recomendados na sessão, estes ajudarão a ativar a circulação para o local de dor, e assim a dor deverá reduzir. Vídeo com alguns exercícios: youtu.be/_iP3yFrlyyM

 

4. BOLSA QUENTE: no período de dor aplicar “bolsa quente" por cima de uma camiseta ou pano, e/ou usar emplastro analgésico no local da lesão ou da dor. Obs: No de dor muscular comum na região da coluna (onde não tem edema ou abscesso) pode se aplicar calor tanto na fase aguda quando crônica. 

5. ATIVIDADE FÍSICA (ESPORTE-MUSCULAÇÃO):
No período de crise deve ser evitado esforços e exercícios de musculação, esporte ou luta marcial. Com 10 a 30 dias após a melhora da dor, pode realizar exercícios que não gerem dor ou esforço excessivo. Em caso de hérnia discal, os exercícios de musculação como agachamento, leg press e outros que envolvam pressão excessiva em lombar e membro inferior devem ser evitados por 4 a 6 meses a partir da melhora dos sintomas. No início da atividade física deve ser feito um bom aquecimento músculo-articular evitando excesso de peso e compensações posturais (Utilizar ergonomia com boa movimentação de membro inferior e força em abdome para se curvar ou pegar objetos e pesos). O ideal é buscar orientação do professor de educação física para aprender executar os exercícios da forma correta, sem compensações posturais.  

6. REPOUSO RELATIVO:
Após o almoço repousar na posição deitado de forma mais confortável (Figura 6) por pelo menos 20 minutos. 

 

7. MEDICAÇÕES: Comprimidos, cremes e injeções anti-inflamatórias (com ou sem corticoide) podem ajudar a reduzir a dor*. Em alguns casos a medicação é necessária, porém sem dor a pessoa pode abusar dos esforços, onde estaria ainda em período de regeneração, piorando assim a lesão. Também evite excesso de medicação para evitar inflamações em órgãos e vasos sanguíneos. Para dúvida e prescrição consulte um médico ortopedista. 

bottom of page