top of page
osteopatia.jpg

Dr. Rafael Stelle, D.O.

Osteopatia e
Quiropraxia

Diagnóstico e tratamento manipulativo articular, miofascial e visceral (todas as idades)

Tratamento com técnicas manuais nas disfunções que geram:
dores em geral em cabeça, coluna, caixa torácica, pelve e membros;
neuralgias do trigêmio, do plexo braquial, do intercostal, do pudendo, do ciático;
compressões e limitações articulares como hérnia discal, artrose, subluxações;
 
limitação, estalido ao abrir a boca e tensão orofacial;
paralisia facial periférica;
alteração postural;
tontura ou vertigem;
insônia, cansaço físico e mental;
problemas nos órgãos como déficit
cardiorrespiratório, pneumonia, asma, má digestão, refluxo gastroesofágico, cólicas intestinais ou uterinas, constipação intestinal, problemas urogenitais, alteração hormonal, infertilidade funcional,  etc.
Técnicas adaptadas conforme cada caso e idade.

Como é o tratamento?

O tratamento é realizado pelo Dr. Rafael Stelle que é fisioterapeuta (2002), Diplomado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatía de Madrid, habilitado nos sistema miofascial-esquelético, craniossacral, visceral (adulto e pediatria), Quiropraxia Método Gonstead e outros métodos relacionados ao cérebro e as doenças (psicossomatismo) [CURRÍCULO]. Com prática clíncia desde 2002, atualizações e PESQUISAS CIENTÍFICAS publicadas em 2013, 2014 e 2018.

Estes métodos de Medicina Manual e Natural visam a globalidade do corpo humano (corpo, mente e espírito), na sua integridade funcional e estrutural, onde há um diagnóstico clínico seguida de técnicas de ajustes nas devidas disfunções (em articulações, músculos, fáscias e órgãos) que proporcionam melhores condições para o processo de auto-cura. O tratamento também envolve orientações para facilitar o processo de recuperação e alguns exercícios. Para a maioria dos casos um alívio significativo de sintomas geralmente ocorre entre a primeira e terceira sessão.

 

Siga abaixo para mais informações ou agende uma consulta-sessão pelo Whatsapp

Confira alguns vídeos

Consultas/sessões: 

A consulta-sessão envolve a AVALIAÇÃO com diagnóstico clínico seguido de técnicas de TRATAMENTO MANIPULATIVO em ARTICULAÇÕES e TECIDO MIOFASCIAL (coluna, pelve, membros, órgãos e crânio). O tratamento varia de 2 a 5 sessões ou mais conforme o caso e fatores relacionados à disfunção ou doença. 


• As sessões iniciais são 1 vez por semana ou a cada 2 semanas (espaço máximo de 30 dias).

• As sessões de manutenção e de ação preventiva variam com espaço entre 1 a 4 meses, de acordo com cada caso e idade.

O tratamento inclui orientações para os bons hábitos de saúde, incluindo orientações de atividade física.

• Se optar por Osteopatia a sessão dura até 45 minutos, onde há maior número de técnicas e recursos, e se optar por Quiropraxia a sessão dura até 30 minutos. O tempo da sessão não é relevante, pois deve-se considerar que se as técnicas são aplicadas em pontos certeiros, o resultado virá do processo de auto-cura e não por um tempo prolongado de sessão).

Diagnóstico Clínico

Anamnese: Relato das queixas principal e secundária, característica dos sintomas, e histórico do problema e possíveis fatores relacionados a causa dos sintomas;

Análise de exames de imagem (Raio-X, RM, TC, Ultrassom, Termografia) (Caso não tenha tais exames, se for necessário o Dr. Stelle solicitará);

Exame físico osteopático/quiroprático para buscar as disfunções somáticas baseado em uma correlação anatômica e fisiológica com a sintomatologia. Estas disfunções são regiões com restrição de mobilidade e sensibilização neurovascular. O exame físico envolve testes clínicos tradicionais (movimentos cinesiológicos, testes ortopédicos e neurológicos), testes de micromovimentos, palpação, percepção palpatória do movimento visceral e craniossacral.

Raio-x Osteopatia
Raio-x Osteopatia

Tratamento Manipulativo articular e miofascial

Logo após o exame físico o paciente recebe os "ajustes" ou manipulações articulares, musculares e viscerais que geram descompressão e restauração do movimento e da flexibilidade dos vários tecidos comprometidos. O tratamento pode englobar vários tecidos comprometidos, incluindo as articulações (das vértebras, da pelve, dos membros, suturas do crânio e ATM), os músculos, as fáscias, os vasos sanguíneos e os órgãos. As técnicas viscerais (para os órgãos) proporcionam o relaxamento dos espasmos viscerais e melhora da mobilidade passiva e motilidade visceral, beneficiando o funcionamento do organismo. Quando a doença está em estágio funcional, ou seja, em fase inicial, os resultados aparecerão em pouco tempo, aliviando ou mesmo resolvendo os sinais e sintomas a partir das primeiras sessões. As disfunções ou doenças crônicas podem melhorar aparentemente em poucas sessões, mas é necessário continuidade no tratamento, para evitar recidivas das queixas iniciais e para proporcionar melhor mobilidade dos tecidos durante o período de regeneração.

TODAS AS IDADES: O método é adaptado para recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos. Existe várias opções de técnicas; por exemplo: as crianças de 0 a 4 anos NÃO recebem as manipulações com impulso rápido e SIM manipulações mantidas e/ou rítmicas que são tratadas por OSTEOPATIA PEDIÁTRICA

Quanto as técnicas de QUIROPRAXIA Gonstead* (técnicas aperfeiçoadas pelo quiropata Clarence S. Gonstead) o Dr. Rafael Stelle utiliza em pacientes de 10 a 50 anos. A maioria das pessoas com mais de 40 anos necessitam de técnicas complementares que a osteopatia oferece**, e nos casos de lesões discais (protrusão, hérnia, estenose e espondilolistese grau 1) o tratamento pode ser completado com a MACA de FLEXÃO-TRAÇÃO VERTEBRAL elétrica, e nos casos de lesão discal cervical utiliza-se a TRAÇÃO CERVICAL ELÉTRICA.

*TÉCNICAS DE QUIROPRAXIA Gonstead no sistema musculoesquelético (coluna e membros): "Impulso rápido e curto (com ou sem maca de drop), Articulatória (mobilização rítmica), Massagem miofascial profunda".

**TÉCNICAS OSTEOPÁTICAS nos sistemas musculoesquelético (coluna e membros), craniossacral e visceral: O Tratamento manipulativo osteopático envolve um grande número de técnicas que são utilizadas conforme o caso (idade, estado físico e emocional, tipo e local da lesão). Podem ser utilizadas da cabeça aos pés. As técnicas são chamadas de "Impulso rápido e curto (thrust), Articulatória (mobilização rítmica), Energia Muscular, Miofascial (liberação miofascial, pompage), Neuromuscular, Neuromenígea, Alongamento rítmico (Stretching), Funcionais, Inibição, Mobilização em descompressão e compressão-descompressão rítmica".

Para acelerar o diagnóstico e o tratamento em muitos casos pode ser incluso os métodos de:

 

  • LEITURA DE CÉREBRO: técnicas nas áreas do sistema nervoso que podem inibir a disfunção e a dor, e restaurar a força;

  • REPROGRAMAÇÃO BIOLÓGICA: traumas emocionais relacionadas as disfunções (psicossomatismo).

Benefícios para a saúde

Ocorre uma melhora significativa no decorrer das sessões para a maioria dos casos: há aumento da flexibilidade, melhora da postura e da condição física, redução ou desaparecimento da dor, do desconforto e outros sinais ou sintomas associados. Muitos pacientes também apresentam MELHORA da irritabilidade ou mal humor, da qualidade do sono, da concentração mental, da digestão (azia, refluxo gastroesofágico, constipação ou diarreia, inchaço abdominal), da disposição física, normalização da pressão arterial, da libido e da condição reprodutiva (fertilidade confirmado em exames laboratoriais). Com isso, a maioria dos pacientes percebem a necessidade de reduzir o uso de medicamentos*. Em alguns homens foi comprovado no espermograma um aumento na contagem do número de espermatozoides. Alguns casais após anos de tentativa de engravidar, conseguiram engravidar logo após o tratamento. No caso de mulheres com sintomas do período menstrual como cólicas, cefaleias e lombalgias também obtiveram ótimos resultados.

*Obs. É importante manter o acompanhamento médico convencional e de outros profissionais da área da saúde.

O método serve tanto para prevenção quanto para tratamento de artrose em fases inicial e moderada, assim como hérnias de disco, muitas vezes evitando cirurgias; e quando estas são realmente necessárias o paciente segue preparado para um melhor resultado pós-cirúrgico. 

"A osteopatia oferece estímulos para que o organismo do paciente melhore a capacidade de auto-cura".

Antes e depois de pacientes

Comparativo ANTES e DEPOIS do tratamento osteopático com Raio-X e Fotografia. Imagens demonstram melhora da postura ou do movimento corporal. Todos os pacientes obtiveram redução da dor ou do desconforto corporal.

bottom of page