Dr Rafael Stelle - D.O. fisioterapeuta, osteopata, quiropraxista
Dr Rafael Stelle - D.O. fisioterapeuta, osteopata, quiropraxista
Dr. Rafael Stelle, D.O.
Osteopatia e Quiropraxia
Diagnóstico clínico e tratamento manipulativo em sistemas miofascialesquelético, craniossacral e visceral
(Atendimento para todas as idades)
Experimente uma sensação de liberdade com leveza física e mental.
O tratamento integrativo do Dr. Stelle para disfunções relacionadas as:
DORES em cabeça, coluna, caixa torácica, pelve e membros;
neuralgias do trigêmio, do plexo braquial, do intercostal, do pudendo, do ciático;
compressões e limitações articulares como hérnia discal, artrose, subluxações, disfunção das articulações temporomadibulares;
paralisia facial periférica;
alteração postural;
tontura ou vertigem;
insônia, cansaço físico e mental;
problemas nos órgãos torácicos, abdominais e urogenitais.
Técnicas manipulativas adaptadas conforme cada caso e idade.
Como é o tratamento?
O tratamento é realizado pelo Dr. Rafael Stelle que é fisioterapeuta, Diplomado em OSTEOPATIA pela Escuela de Osteopatía de Madrid, habilitado nos sistema miofascial-esquelético, craniossacral, visceral (adulto e pediatria), QUIROPRAXIA Método Gonstead e outros métodos relacionados ao sistema nervoso e as doenças físicas e psicossomatismo [CURRÍCULO]. Com prática clíncia desde 2002, atualizações e PESQUISAS CIENTÍFICAS publicadas pelo Brazilian Journal of Pain em 2013, 2014 e 2018 relacionadas a osteopatia, quiropraxia, coluna cervical e circulação do cérebro e do labirinto.
Estes métodos de Medicina Manual e Natural visam a globalidade do corpo humano (corpo, mente e espírito), na sua integridade funcional e estrutural, onde há um diagnóstico clínico seguida de técnicas de ajustes nas devidas disfunções (em articulações, músculos, fáscias e órgãos) que proporcionam melhores condições para o processo de autocura.
O tratamento também envolve correlações das emoções do subconsciente que somatizam no corpo, orientações para facilitar o processo de recuperação.
Para a maioria dos casos geralmente ocorre um alívio significativo de sintomas entre a primeira e a segunda sessão.
Compatativo RAIO-X Antes e Depois no final da página
Confira alguns depoimentos
Confira alguns vídeos
Consultas/sessões:
INCLUSO:
-
AVALIAÇÃO e DIAGNÓSTICO CLÍNICO: Anamnese de análise anatomofisiológica em relação a sintomatologia, análise de exame de imagem (caso tenha) e exame físico cinesiológico específico com o objetivo de buscar as causas dos sinais e sintomas, incluindo as disfunções somáticas articulares e miofasciais, que são regiões com restrição de movimento e déficit funcional neurovascular;
-
Técnicas de TRATAMENTO MANIPULATIVO em disfunções articulares e miofaciais, podendo abranger COLUNA, PÉLVE, MEMBROS SUPERIORES ou INFERIORES, ÓRGÃOS e CRÂNIO. Técnicas de propriocepção em projeções de áreas do cérebro e locais e somatização.
-
ORIENTAÇÕES DE EXERCÍCIOS
-
ORIENTAÇÕES DE CUIDADOS COM A SAÚDE para facilitar o processo de regeneração tecidual.
• Geralmente os pacientes relatam após a primeira sessão uma sensação de alívio da dor e leveza física e mental.
• Tratamento varia de 2 a 5 sessões ou mais conforme o caso e fatores relacionados à disfunção ou doença.
• O espaço entre as sessões varia entre 1 a 4 semanas, já as sessões de manutenção e de ação preventiva podem ser com espaço entre 1 a 4 meses.
• Se optar por Osteopatia** a primeira sessão dura até 50 minutos, e for Quiropraxia* a primeira sessão dura até 35 minutos. O tempo da sessão não é relevante, pois deve-se considerar que se as técnicas são aplicadas em pontos certeiros, o resultado virá do processo de autocura no decorrer dos dias seguintes e não por um tempo prolongado de sessão.
RAIO-X: Anáise radiológica das disfunções
Tratamento Manipulativo articular e miofascial
Logo após o exame físico o paciente recebe os "ajustes" ou manipulações articulares, musculares e viscerais que geram descompressão e restauração do movimento e da flexibilidade dos vários tecidos comprometidos. O tratamento pode englobar vários tecidos comprometidos, incluindo as articulações (das vértebras, da pelve, dos membros, suturas do crânio e articulações temporomandibulares - ATMs), os músculos, as fáscias, os vasos sanguíneos e os órgãos. As técnicas viscerais (para os órgãos) proporcionam o relaxamento dos espasmos viscerais e melhora da mobilidade passiva e motilidade visceral, beneficiando o funcionamento do organismo. Quando a doença está em estágio funcional, ou seja, em fase inicial, os resultados aparecerão em pouco tempo, aliviando ou mesmo resolvendo os sinais e sintomas a partir das primeiras sessões. As disfunções ou doenças crônicas podem melhorar aparentemente em poucas sessões, mas é necessário continuidade no tratamento, para evitar recidivas das queixas iniciais e para proporcionar melhor mobilidade dos tecidos durante o período de regeneração.
TODAS AS IDADES: O método é adaptado para recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos. Existem várias opções de técnicas; por exemplo: as crianças de 0 a 4 anos NÃO recebem as manipulações com impulso rápido e SIM manipulações mantidas e/ou rítmicas que são tratadas por OSTEOPATIA PEDIÁTRICA.
Quanto as técnicas de QUIROPRAXIA Gonstead* (técnicas aperfeiçoadas pelo quiropata Clarence S. Gonstead) o Dr. Rafael Stelle utiliza em adolescentes e adultos. A maioria das pessoas com mais de 40 anos necessitam de técnicas complementares que a osteopatia oferece**, e nos casos de lesões discais (protrusão, hérnia, estenose e espondilolistese grau 1) o tratamento pode ser completado com a MACA de FLEXÃO-TRAÇÃO VERTEBRAL elétrica, e nos casos de lesão discal cervical utiliza-se a TRAÇÃO CERVICAL ELÉTRICA.
*TÉCNICAS DE QUIROPRAXIA Gonstead no sistema musculoesquelético (coluna e membros): "Impulso rápido e curto (com ou sem maca de drop), Articulatória (mobilização rítmica), Massagem miofascial profunda".
**TÉCNICAS OSTEOPÁTICAS nos sistemas musculoesquelético (coluna e membros), craniossacral e visceral: O Tratamento manipulativo osteopático envolve um grande número de técnicas que são utilizadas conforme o caso (idade, estado físico e emocional, tipo e local da lesão). Podem ser utilizadas da cabeça aos pés. As técnicas são chamadas de "Impulso rápido e curto (thrust), Articulatória (mobilização rítmica), Energia Muscular, Miofascial (liberação miofascial, pompage), Neuromuscular, Neuromenígea, Alongamento rítmico (Stretching), Funcionais, Inibição, Mobilização em descompressão e compressão-descompressão rítmica".
Para acelerar o diagnóstico e o tratamento em muitos casos pode ser incluso os métodos de:
-
LEITURA DE CÉREBRO: técnicas manuais que relacionam áreas cerebrais com disfunção neurovascular com o objetivo de restaurar a função corporal e inibir pontos de dor;
-
REPROGRAMAÇÃO BIOLÓGICA: correlação de emoções com as disfunções físicas (psicossomatismo).
Benefícios para a saúde
Ocorre uma melhora significativa no decorrer das sessões para a maioria dos casos, sendo muito comum o relato de tais benefícios já com a primeira sessão de tratamento:
-
Aumento da flexibilidade;
-
Melhora da postura e disposição física;
-
Redução ou desaparecimento da dor, do desconforto e outros sinais ou sintomas associados;
-
Redução ou desaparecimento dos sintomas pré-menstruais (cólica, cefaleia e lombalgia);
-
Melhora da irritabilidade ou mal humor, da qualidade do sono, da concentração mental;
-
Melhora da digestão: azia, refluxo gastroesofágico, constipação ou diarreia, inchaço abdominal;
-
Normalização da pressão arterial;
-
Melhora da incontinência urinária ou fecal;
-
Aumento da libido e da condição reprodutiva: (Em alguns pacientes foi confirmado melhora significativa no espermograma e alguns após o tratamento conseguiram ter filhos de forma natural após anos de tentativa.
Com isso, a maioria dos pacientes percebem a necessidade de reduzir o uso de medicamentos.
Obs. É importante manter o acompanhamento médico convencional e de outros profissionais da área da saúde.
O método serve tanto para prevenção quanto para tratamento de artrose em fases inicial e moderada, assim como hérnias de disco, muitas vezes evitando cirurgias; e quando estas são realmente necessárias o paciente segue preparado para um melhor resultado pós-cirúrgico.
"A osteopatia oferece estímulos para que o organismo do paciente melhore a capacidade de autocura".