Orientações para Dor Cervical Comum
Dor cervical comum (orientações)
A seguir orientações complementares ao TRATAMENTO DE COLUNA do Dr. Stelle. Neste texto há dicas de cuidados no caso de CERVICALGIA e braquialgia de "origem tensional e por disfunções mecânicas". Caso tenha sofrido algum traumatismo recente ou algum mal estar súbito, leia o item 6 deste texto.
1. COLAR CERVICAL EM CASO DE CRISE DE TORCICOLO (Figura 1):
Usar o colar de espuma para estabilizar o pescoço durante a fase aguda de dor. Tirar apenas para o banho e para os exercícios de movimentação do pescoço. O período de uso pode variar 3 a 20 dias, conforme a lesão.
2. CUIDADO POSTURAL E ERGONÔNICO:
Cuidar com a postura nos movimentos e esforços do dia-dia. Evitar o excesso de uso de celular e quando usar, opte pela melhor postura.
Evitar posição sentada por mais de 1:30 H. No trabalho, utilizar cadeira giratória com regulagem de altura.
Opções para sentar: • Sentado a 90° com apoio lombar ou rolinho na lombar (Figura 2); • Recostado no sofá com almofadas para apoia da lombar e da cervical (Figura 3).
Levantar da cama inicialmente de lado e não de frente.
Para pegar objetos no chão, agachar flexionando bem os joelhos.
Mantenha uma boa postura ao segurar crianças no colo.
3. VISÃO E DORES NA REGIÃO DA NUCA (Parte alta e posterior do pescoço): Além de disfunções de coluna, pode haver problemas visuais que acarretam em má postura e tensão dos músculos da nuca e dos músculos dos olhos. Frequentemente é necessário ajustar o grau dos ÓCULOS ou eliminar o uso de lente multifocal, sendo preferível a pessoa ter dois óculos (curta e longa distância). Consulte seu oftalmologista.
Uma a duas vezes por semana é recomendável realizar exercícios de movimentação dos olhos (sem óculos).
4. EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS e BOLSA QUENTE:
Em caso de dor: (1) Realizar os exercícios terapêuticos de flexibilidade dos músculos da coluna e dos olhos; (2) Aplicar “bolsa quente" por cima de uma camiseta ou pano (até 5 minutos na fase aguda); (3) Usar emplastro analgésico no local da lesão ou da dor. VÍDEO: youtu.be/_iP3yFrlyyM
4. ATIVIDADE FÍSICA (ESPORTE-MUSCULAÇÃO:
Nas primeiras semanas de crise, deve-se fazer os exercícios recomendados e aqueles que não aumentem a dor ou a tensão. A atividade física comum deve ser retomada gradativamente após a melhora dos sintomas. O ideal é buscar orientação do professor de educação física para aprender executar os exercícios da forma correta, sem compensações posturais.
5. REPOUSO RELATIVO:
Após o almoço repousar por 20 minutos ou mais na posição recostada ou posição que não sinta dor (antiálgica).
6. MEDICAÇÕES e EXAMES DE IMAGEM: Caso a dor e outros sintomas sejam significativos, procure também um ortopedista para exames de imagem e medicação. Os exames de imagem são fundamentais caso você tenha sofrido algum movimento brusco de chicote da coluna (whiplash), como acidente automobilístico, queda de escada ou outro trauma importante.
Obs: Tensão e dor cervical aguda (recente) também podem ser geradas por acidente vascular encefálico, infecção que afeta as meninges e outras doenças. Infarto do miocardio, além de dor no tórax, pode gerar dor no pescoço e membro superior do lado esquerdo.